1ª Acção de Reflorestação de Rio de Mel

Neste dia vamos plantar milhares de árvores autóctones numa aldeia da Serra da Estrela, Rio de Mel, que perdeu a maior parte das suas florestas no grande incêndio de 2017.


29 de Novembro de 2019 - Rio de Mel, Oliveira do Hospital



O nosso projecto recebeu o apoio do Fundo Recomeçar, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que nos ajudou a trabalhar o terreno, adquirir plantas e outros recursos necessários não só à instalação da floresta, mas acima de tudo, para a mantermos e para a gerirmos da melhor forma, para os anos vindouros!


Junte-se a nós neste evento, que é o primeiro de muitos, onde a reflorestação é o primeiro passo com vista à revitalização desta Aldeia dos Sonhos!


No próximo dia 29 de Novembro de 2019, vamos plantar floresta nativa, com vista ao restauro de uma área de 6 hectares, ardida há 2 anos, numa das mais emblemáticas aldeias da Serra da Estrela, com a ajuda de todos os que queiram ter um papel activo na paisagem!


Com o apoio recebido do Fundo Recomeçar, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, iniciamos assim o projecto e materializamos um sonho que tem vindo a ser desejado pela população, um Rio de Mel que volte a ser como era, uma aldeia rodeada de magníficas florestas e generosas nascentes que corriam água todo o ano, e onde se pescava peixe, há pouco mais de 50 anos atrás.


Assim, pretendemos com esta acção florestal dar início a um projecto que pretende restaurar a ecologia, a economia e a comunidade!


Este é o primeiro capítulo de um projecto integral com mais de 700Hectares, que pretende intervir em toda a bacia hidrográfica a montante da aldeia de Rio de Mel, e fomentar boas práticas regenerativas, na forma como pensamos, fazemos e mantemos floresta.


O Projecto Rio de Mel é apoiado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, pelo Município de Oliveira do Hospital, pela Associação Florestal Caule, pela Sonae Arauco e pela Terracrua Design.


Dia 29 de Novembro junte-se a nós, e vamos reflorestar Rio de Mel!


Inscrições para voluntários:

Email: info.riodemel@gmail.com


Material disponível:

Video sobre o projecto integral: https://www.youtube.com/watch?v=PYn-plXV0u8&t=93s

Página Facebook https://www.facebook.com/riodemelflorestal


Para mais informações contacte

Igor Costa (Promotor do evento & media)

Email: info.riodemel@gmail.com

Tlm.: 925604717

Ana Raimundo (Promotor do evento & media)

Email: info.riodemel@gmail.com

Tlm.: 937810144


Sobre o planeamento da reflorestação:

Com vista ao restauro não só do que vemos, mas também na vida dos solos e nos ciclos da água e do carbono, este projecto foi desenvolvido pela Terracrua Design, para que o impacto desta plantação seja regenerativo, no que toca ao aumento da vida e fertilidade dos solos, e da hidratação da paisagem. As espécies escolhidas são especialmente vocacionadas para produção a médio/longo prazo, para que haja uma economia local mista e concreta, assim como foram escolhidas espécies de árvores e arbustos que cumprem funções de abrigo e alimento para a biodiversidade e suporte às espécies produtivas. De forma a evitar a erosão, o terreno foi preparado respeitando a forma da montanha e a dinâmica da chuva, assim como foi planeado um sistema de baixa manutenção, com a pastagem controlada por gado.

Pretende-se com este projecto trabalhar o restauro ecológico, assim como a envolvência social e a criação de economia local, porque os tempos assim o exigem...


Nuno Mamede Santos (Projecto Florestal)

Email: info@terracruadesign.com

Tlm.: 964296574


Press Release do evento disponível aqui:

PDF: https://drive.google.com/…/15kgjoxF1qWLMwu5xGLDUqEQGdaPtRQDq

PNG: https://drive.google.com/…/1ss17mPOtb5UzPzJa2ILN5XYpY…/view…

52 visualizações

Contactos:

+351 283 032 019

+351 910 748 670

Terracrua Design - Odemira, Portugal | Copyright © 2015 All Rights Reserved by Terracrua Design