Contactos:

+351 964 296 574 PT EN

+351 927 558 226 PT EN FR

 

Terracrua Design - Odemira, Portugal

  • TCDesign

Gestão Holística do gado e dos pastos

A Gestão Holística do gado e dos pastos é a forma mais eficaz de resolver problemas tais como:

– Compactação dos solos; – Exaustão dos solos; – Desertificação e erosão agravada; – Seca e mortalidade vegetativa; – Dependência de rações; – Poluição e nitrificação; – Dominio da paisagem por “invasivas”;

A gestão holística é um sistema que foi originalmente desenvolvido por Allan Savory, e baseado no estudo das migrações dos grandes rebanhos selvagens Africanos.

Um sistema assim tem sérias vantagens:

– Hidratação da paisagem; – “Construção” exponencial de solos; – Mitigação da erosão; – Maior autonomia a nivel de alimentação para o gado; – Aumento da biodiversidade; – Aumento da “caça”; – Estruturação dos solos; – Diversificação das produções; – Aumento geral do vigor vegetativo; – Entre tantas outras vantagens…

É uma forma diferente de olhar para os recursos e gerir a produção, numa óptica de constante regeneração ecológica. Fazendo rotações rápidas de gado de forma sequenciada, (por ex. vacas, ovelhas, galinhas), consegue-se uma pronta recuperação dos pastos, e os estrumes das diferentes espécies complementam-se e fertilizam os solos.

É particularmente interessante para proprietários de Herdades e propriedades com mais de 20ha, nomeadamente para os Montados Alentejanos.

Fica aqui a sugestão: se tem uma propriedade de montado com mais de 20ha, terras com pouco declive, que a produção de cortiça está ameaçada pelo Phytophthora, contemple implementar um sistema de gestão ecológica, com base no design keyline e na gestão holistica do gado.
19 visualizações